sábado, 26 de abril de 2014

Você sabe o que é Raspberry? Fruta ou Remédio?

Bem eu pensava que sabia....,mas como a matéria logo abaixo desta, cita um vinagre feito com esta frutinha, resolvi pesquisar mais um pouquinho e vejam o que eu encontrei:

É a nossa framboesa!!!

Eu pensava erroneamente que berry tinha haver com a cor vermelha desses frutos,  pois são vários vermelhos com essa mesma terminologia em inglês: Cranberry, strawberry (morango), boysenberry (amora silvestre), green or red gooseberry, (grosélia), blueberry(mirtilo) e por aí vai... Mas não, o termo refere-se ao tamanho e sabor! 

Do Inglês rasp, que podemos definir como lima grossa e berry que quer dizer baga. Traduzida ao pé da letra fica baga com lima grossa.

Legal! tudo entendido então? Ham...ammmm...

Piorou! Mas a lingua inglesa é assim mesmo, as palavras surgem da junção de outras que explicam ou descrevem o que se está denominando e isso acaba por tornar a lingua mais fácil de ser aprendida, pois com o tempo podemos, por associação, deduzir o significado da palavra, tem dado certo comigo!

O problema aqui é que eu tb não sabia o que era baga e lá fui eu aprender mais um pouquinho...
Em botânica, a baga é o tipo mais comum de fruto carnudo simples, no qual a parede do ovário inteiro amadurece em um pericarpo comestível. 
Em linguagem comum e culinária, o termo "baga" refere-se normalmente a qualquer fruto pequeno e doce. Assim, neste sentido, ao contrário do sentido botânico, um morango ou uma amora serão bagas, e uma banana ou uma laranja, não.
.Wikipédia )

Agora sim, a palavra raspberry começa a fazer todo o sentido!

Vejam a aparência da framboesa:

Linda não? Mas justifica o seu nome: Com seus gominhos que para eles lembra uma lima ou lixa grossa e é pequenininha, doce! 

Quando olhamos essa foto pensamos estar vendo uma fruta, mas na verdade estamos vendo um conjunto de 70 a 80 pequenos gomos aglomerados, onde cada gomo constitui um fruto verdadeiro, a framboesa é oca por dentro.


As framboesas podem apresentar cores variadas:
As cores vermelho e amarela serão apresentadas por frutinhas mais adocicadas;

As cores negras e mais escuras, denotarão uma framboesa com um sabor mais marcante. Estas são as mais difíceis de cultivar das três, porque - além de serem plantas muito frágeis - são extremamente susceptíveis a doenças.

Mais Curiosidades sobre a framboesa: 


Ela é muito usada para auxiliar no emagrecimento. É possível extrair-se do fruto fresco uma enzima que é muito usada no tratamento da obesidade! Ajuda a aumentar o metabolismo de nosso organismo. Estudos realizados por japoneses em camundongos no ano de 2004, comprovaram que mesmo com uma dieta rica em gordura eles começaram a emagrecer quando começaram a tomar esta enzima. 

Para nós mulheres é um alimento muito favorável, já que ela tb auxilia no tratamento da celulite, seu gosto é muito agradável , possui pouquíssima caloria, é rica em fibra e possui antioxidantes, ajudando a manter a pele mais firme! Vc tb pode fazer uso de produtos de boa qualidade de uso tópico à base de framboesa, pois ela tb atua muito bem desse modo!

Mas como consegui-las?
Bem, vc pode cultivá-las caso tenha espaço ou adiquiri-las em poupa nas grandes redes de supermercados ou ainda em importadoras.

Aqui no Brasil vc vai encontrar a amarela com maior facilidade, pois esta já está sendo produzida no sul.
A vermelha precisa de clima abaixo de 0º para se reproduzir.
Fonte: Frutas no Brasil

É isso aí pessoal espero que esta informação seja útil e ajude aos que estão precisando perder peso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário