Emagrecendo... Com saúde!

Aprendi que isso tb é verdade com relação ao alimento!

Bom pessoal, resolvi criar uma página para este assunto, pois no momento ele tem sido de grande importância, não somente para mim, mas também para grande parte da população mundial. Com tanta comida industrializada e tão pouco tempo para comer bem, vamos optando pelo mais rápido e perdendo aos poucos algo muito importante: Nossa saúde.

Por isso vou dividir com todos vcs minha experiência.

Sou o que os médicos chamam de falsa magra, isso porque sempre fui gordinha, principalmente até os meus 13 anos, daí pra frente passei a ser uma falsa magra.

De alguns anos para cá comecei a ganhar peso e hoje estou quase 10 quilos acima do aceitável e cheguei ao limite!

Recebi um convite da Nutricionista Brigitte, que atua no PSF (Programa Saúde da Família) para participar de um grupo para controle de peso que se reúne todas as segundas pela manhã, para pesagem, aferição de pressão, atualização do cardápio e um bom papo, pois muitas vezes comemos por qualquer outro motivo, menos fome. Esse encontro começou no dia 08 de outubro e eu pela primeira vez estou decidida a fazer parte! Pois meu metabolismo está muito lento e por isso me prejudicando muito e ela vai me ajudar a acelerá-lo também.

A proposta é de reeducação alimentar, logo no primeiro cardápio pude perceber que seria mais agradável do que eu imaginava, mas houve muita mudança!

Na próxima segunda não haverá encontro, pois esse trabalho é realizado em parceria com a faculdade de medicina daqui: FASE e será o dia dos professores. - Assim que eu for pesada novamente colocarei aqui os resultados obtidos. 
Comecei a reeducação alimentar com 63,3 Kg. 


  • Alguns dias se passaram... Está sendo tão bacana... Eu não tenho sentido fome, isso porque quase todos os alimentos naturais são permitidos, desde que bem combinados e usados na hora certa. Mas você precisa estar realmente muito determinada, pois biscoitos, refrigerantes, café, pão francês e qualquer outro que não seja integral, excesso de sal ou açúcar, temperos industrializados, queijo gordo e coisas do tipo, estão proibidos nessa fase e a maioria de nós estamos acostumadas(os) com eles.

Por se tratar de reeducação e não dieta, levei comigo minhas duas filhas, pois uma está entrando na adolescência e a outra gosta muito de comer o que não deve e estava difícil educá-la neste sentido, a presença da nutróloga está realmente educando-a! Já percebi mudanças.

Dicas: Por favor, não existe educação alimentar sem fibra e sem água!
A fibra corrige o funcionamento do intestino, mas sem água ele para! Pois a água dissolve o que está lá e precisa sair!
Isso tanto é verdade que você sentirá mais cede. O conselho da nutricionista foi de beber pelo menos 8 copos d'água por dia. Obedeça! Só assim dará certo.

Mas não se esqueçam, é reeducação mesmo, precisa caminhar ou fazer um exercício de pelo menos 30 minutos!

Ah! E não vale perder peso e voltar para a alimentação antiga, senão o peso também voltará, já que as células adiposas (um tipo de célula que acumula gotículas de lipídios em seu citoplasma) esvaziaram, mas continuam lá!

Outra coisa importante que aprendi:

Muitos tem o hábito de misturar café com leite, não é mesmo? Pois é, estudando esta mistura, os pesquisadores descobriram que ela é mais gostosa do que nutritiva, isso porque o café quebra as partículas de proteínas do leite, modificando-o assim. Portanto a mistura é desaconselhada, já que misturado com café o leite deixa de ser uma fonte rica em proteína e cálcio. Segundo a Drª Brigitte, e em pesquisa pela internet eu encontrei estes dados abaixo:






  • Cálcio + Cafeína: a cafeína (presente no café, mate e refrigerantes à base de cola) afeta a absorção do cálcio no organismo, assim como a xantina (substância que contém nos achocolatados) reduzindo o potencial deste nutriente.

  • Exemplo: Café com leite (cafeína + cálcio)
    Leite com achocolatado (cálcio + xantina)
    Pão de Queijo com Coca-Cola (cálcio + cafeína)

    O que fica claro é que  a nível nutricional essa mistura não é aconselhável, embora não faça mal, bem tb não fará!


    Mas afinal como adquirimos esse hábito?

    Segundo se lê em José Honório Rodrigues, foi o próprio Joan Nieuhof que inventou a notável mistura: “A Nieuhof devem os brasileiros um hábito alimentar nacional: a média, isto é, o café com leite. Segundo as pequisas realizadas por estudiosos da história do café, foi Nieuhof quem inventou a mistura. Modernamente, Poadberg Drenkpol, e, também, Afonso de E. Taunay registram a crença antiga de que para a tísica nada havia como café com leite. Nieuhof, inventor da mistura, imitara neste particular os chineses, que aos seus tuberculosos ministravam chá com leite”. (Introdução de José Honório Rodrigue à edição de 1942 da obra já citada de Joan Nieuhof).


    A Drª Brigitte retirou o café de nossa dieta por acreditar que muitos se viciam nesta bebida e deu uma dica: caso eu sentisse dor de cabeça seria porque o meu corpo estaria sentindo falta do café. Graças a Deus eu não senti nada, isto é, não estou viciada! Outros motivos importantes são o fato de que este nosso velho conhecido gera ansiedade e isto nos faz comer mais, com isso aumenta nossa pressão arterial e tb provoca aumento do colesterol! 

    Visitem o Blog da Drª Brigitte: Brigi's Bistrô


    Cardápio cedido por ela. Notem, não tem quantidade! Só qualidade! Detalhe: Se vc for diabéticos tome cuidado com as frutas e se for criança querendo pegar peso troque o diet para comum e o desnatado para semidesnatado.

    Olá pessoal! A novidade que trago hoje é...

    Bom estou entrando hoje, segunda 29/10/2012, na quarta semana de reeducação alimentar e posso ser sincera? Estou amando a experiência! Já tivemos 3 encontros e meu peso vem caindo exatamente como eu queria: devagar, mas com constância. Meu corpo tem reagido bem ao novo ritmo.  Levanto mais cedo do que de costume, caminho com minha mãe e às vezes as meninas, sigo o cardápio acima, que, na prática é bem versátil. E apesar do dia ter ficado mais longo, estou me sentindo mais disposta. Até minha filha mais velha já comentou isso. Meu humor melhorou muito tb e o mais incrível... Não sinto fome, muito menos fraqueza!!! Isso não é ótimo?
    Sem falar na economia! Como minha filha me disse: se compra café, compra coador, compra açúcar, pão francês, que diga-se de passagem não vinha sem a famosa mortadela...Ufa!
    Troquei tudo isso por leite desnatado com canela, pão integral e o que tiver de natural para recheá-lo, tenho usado muito a ricota que tem bom preço e é muito versátil! Ai,ai, amo essa palavra! Encontrá-la em alimentos que fazem bem, foi mais uma grata surpresa!

    Mas vamos ao peso!

    DATA
    PESO
    PA
    GLICOSE
     08/10/2012  63,300 kg     13/10        -
     21/10/2012  61,700 kg     12/8        -
     29/10/2012  60,900 kg     12/8       93
     05/11/2012  60,000 kg     13/8        -
     12/11/2012  60,000 kg     11/7        -
     26/11/2012  58,800 kg     11/7        -
     03/12/2012  58,000 kg     11/7        -
     10/12/2012  58,200 kg     12/8      106
     18/12/2012  57,500 kg     11/7        -
     07/01/2013  56,300 kg     10/7       97
     21/01/2013  54,800 kg     9/8      111
    * 04/02/2013  54,600 kg     10/7      162
     18/02/2013  53,500 kg     10/6      127
     25/02/2013  52,900 kg     10/6    * 95
     04/03/2013  52,700 kg     10/6      117
     25/03/2013  51,500 kg     10/6       79
    Como veem, estou surpresa e muito feliz com o resultado, já que tenho comido sempre uma boa porção. Sem remédios, e por enquanto só com caminhadas, ainda não deu para fazer exercícios. Portanto não há sacrifícios!


    Fazendo as contas do início até dia 05/11 emagreci: 3,300 kg!
    Uma média de 825 g por semana.
    Bom pessoal como deu para notar na semana seguinte não consegui perder peso, isso porque quando perdemos peso de forma natural o organismo tende a se estabilizar por um tempo, mas como eu mudei minha rotina a tendencia é continuar perdendo peso, talvez um pouco mais devagar. Vamos ver o que acontecerá nestas duas próximas semanas, já que com o feriadão não haverá encontro no dia 19, mas observem a pressão: ela estava muitas vezes atingindo 14/9! E agora, graças a Deus voltou ao seu normal!
    Depois de duas semanas no mesmo peso como podem ver voltei a perder peso, agora já se foram 4,500kg em dois meses. 
    Não estou sentido fome, estou me hidratando mais, me exercitando mais e torno a repetir: fico admirada em ver  o quanto as saladas que faço me alimentam! Vou fotografar para postar aqui! 
    Promessa feita, promessa cumprida! Eis minha salada:
    Nesta salada acima tem: 
    • Alface,
    • Rúcula,
    • Tomate picadinho, gosto muito do cereja.
    • Gergelim, que só uso ás vezes.
    • Sal verde, já dei a receita aqui.
    • Azeite virgem, que deve ser comprado sempre em vidro escuro.
    • E nesta não tem, mas coloco sempre maçã em cubinhos.
    • Não gosto muito de vinagre, mas às vezes uso o balsâmico.


    Com carinho para quem está com dificuldades!

    Na virada do ano nos foi lançado um desafio: Quem perder mais peso a contar da data da última pesagem do ano 2012 para a primeira de 2013 receberá um presentinho. Torção por mim! Quero ganhar! Rsrsrs.
    Bom como eu não tenho por hábito atualmente receber ninguém nesta data e nem passar na casa de pessoas não íntimas, ficou um pouco mais fácil para mim, lembrando que da família só eu estou fazendo a reeducação que eles chamam de dieta, mas meu marido tem me dado muita força e isso me ajuda bastante! 
    No natal tivemos frango, bacalhoada com pouquíssima batata, couve e azeite, que diga-se de passagem ficou uma delícia! Salpicão, arroz, e Farofa light com frutas secas. Para sobremesa o pavê light que postarei na página receitas, logo, logo e no dia seguinte fiz rabanadas light, que tb ficou ótima!
    Eu comi: Salpicão que amo! Bacalhoada! Farofa light com frutas secas e achei ótimo! Das rabanadas que fiz comi apenas duas, uma no café da manhã, outra no da tarde.Voltei ao cardápio postado aqui assim que acabou a ceia.
    No ano novo: Foi um pouquinho diferente para mim, meu marido estava com um grupo, que veio de São Paulo para assistir à queima de fogos em Copacabana. Então passamos eu, minhas filhas, minha mãe e uma irmãzinha em Cristo que tb estava só. 
    Eu servi:  Lombinho com abacaxi, considerado carne nobre e magra! Arroz com cenouras e repeteco do salpicão!!! Vejam:


     Para sobremesa um Bolo de Nozes Light, receita do site Suas Receitas
    Como eu não tinha os flocos de soja e o damasco para o bolo, fiz sem mesmo e cobri com o pudim que pede na receita para recheio. Veja a foto do bolo: 

    Olá meninas! Obrigada por quem torceu por mim! Eu ganhei o presentinho!!! Uma sladeira muito charmosa em forma de folha, olha ela aí:

    Obs.: Na reunião do dia 21/01, a nutricionista me disse que eu estou perdendo a quantia esperada, para que o meu corpo se acostume como novo peso. A média correta é 10K em 100 dias, para que isso aconteça, não pode passar disso. e eu fiquei um pouquinho abaixo, perdi 8,5 em 103 dias. 
    Quem estiver me acompanhando já sabe que eu estou me reeducando, aprendendo o que devo comer e quando devo comer, aprendendo a beber mais água... Quando o meu organismo chegar ao seu peso ideal, ele parará de eliminar (queimar) a energia guardada em forma de gordura. E para manter o novo peso basta continuar fazendo o que estou aprendendo, como ela é professora e as meninas que fazem a faculdade de nutrição com ela, participam do nosso grupo, então dá para aprender bastante!
    *Nas semanas entre odia 21/01 ao dia 04/02, não consegui perder muito peso, isso porque tive 2 semanas muito corridas, resolvendo os colégios das meninas e por várias vezes esqueci minha garrafinha de água em casa. Foi o bastante para meu intestino prender e atrapalhar a perda de peso. Meninas não deixem de tomar água! A glicose alta foi por conta do meu café da manhã, portanto foi considerada normal.
    18/02/2013
    Pessoal graças à Deus, o que já estava me deixando muito triste, de mau humor e prejudicando minha saúde pois minha pressão estava só aumentando, para meu alívio e grande alegria foi resolvido e de um modo muito mais fácil do que eu pensava!
    Já se foram 9,800 k. Quase 10 k! Eu já estava achando impossível perder tantos quilos sem abalar minha saúde e para minha surpresa aumentou minha disposição!!!
    25/02/2013
    *Hoje minha glicose estava normal, pois eu estava em jejum. Fiz essa experiencia porque sempre que comemos e medimos a glicose logo a seguir como tem acontecido comigo, a taxa fica mais elevada, pois não deu tempo do açúcar ser absorvido pelo organismo. Isso ocorre mesmo quando nosso café da manhã seja feito com leite desnatado sem açúcar, pão integral de sal e queijo branco, porque o leite já é doce e todo carboidrato vira açúcar em nosso organismo.
    04/03/2013
    Desta vez minha glicose passou novamente de 100 porque tomei uma xícara de leite com uma bisnaguinha de pão integral com requeijão light caseiro - receita já postada na página receitas saudáveis. 
    Perdi apenas 200 g porque comi menos frutas e legumes do que o indicado e meu intestino prendeu um pouquinho, mas o suficiente para dar essa diferença. Mas nada que uma boa fatia de mamão não resolvesse! 
    25/03/2013
    Vamos às contas:
    63.300 k - 51.500 k = 11.800 k. 
    08/10/2012 a 25/03/2013 = 5 meses e 17 dias
    É isso mesmo meninas!  Eu estou 11.800 k mais leve e levei apenas 5 meses e meio para chegar a esse resultado, que está muito perto do meu ideal, já que sou baixinha, minha altura é de 1.53 m.
    Nem preciso dizer o quanto estou feliz e lembram aquela saia que me levou a aceitar o convite? Bem não tenho a foto do antes com ela, pois quando comecei essa reeducação realmente não acreditava ir tão longe!
    Mas vou postar aqui logo, logo uma foto minha dentro dela! E detalhe, estou entrando fácil, fácil no vestido que eu customizei há 13 anos atrás, por gostar muito dele não tive coragem de me desfazer e valeu muito a pena e olha que ele ainda está na moda, esta foto eu já tenho. Mas está no meu Note que não está comigo hoje. Aguardem mais uns dias e eu publicarei aqui as fotos, vou escolher uma deu gordinha para mostrar a diferença.
    Meu intuito aqui é animar vcs a perderem seus quilinhos a mais tb! E muito boa sorte à todas!

    2 comentários:

    1. Ficou um barato!!
      mas eu acho que pode ficar melhor um pouquinho.
      que tal acrescentar mais alguma coisa?
      atenciosamente,
      imaginário.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Gente vcs acreditam que foi a gaiata da minha filha mais velha que fez isso? Troquei até minha senha por conta disso, pode?

        Excluir