segunda-feira, 4 de março de 2013

Canarinhos da terra

Amo passarinhos assim: soltos!
Gente, eu flagrei esses casalzinho aqui na minha casa passeando entre as pedras, muito show! Mas vamos saber um pouquinho mais sobre eles?



Uma das aves mais conhecidas no país por ser mantido em gaiolas. A pressão de captura ocasionou o seu desaparecimento de varias áreas. Também a alteração ambiental é um fator negativo em parte de sua antiga ocorrência. Apesar disso coloniza áreas de chácaras e fazendas onde não são capturados. Alem do canto, procurado para as rinhas de briga de canários, aproveitando a combatividade natural da espécie no período reprodutivo. 

"Que bom que posso vê-los soltos me visitando todos os dias de calor! Sem se preocuparem com nenhuma ameaça! Afinal que crime cometeu o pobrezinho para que vivesse peso?"

***

O canário-da-terra-brasileiro ou canário-terra (Sicalis flaveola brasiliense), diferentemente do canário, é originário da América do Sul. É encontrado na Colombia, Equador, Venezuela, Peru, Brasil e Argentina. No Brasil, podemos o encontrar no Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Os filhotes são da cor cinzenta ou parda , independente do sexo. Quando adultos, os machos têm cor predominante amarela, principalmente na cabeça com tons avermelhados, e as fêmeas tomam um tom pardo ou amarelo misto com estrias escuras. Os machos podem brigar entre si por fêmeas que normalmente atiçam as brigas até à fuga de um dos canários. Tanto os machos quanto as fêmeas cantam, sendo que as últimas alcançam menor diapasão. A alimentação é tipicamente constituída de sementes (como alpiste) e vegetais folhosos. Alcançam um tamanho de 13,5 centímetros.

O canário-da-terra faz ninho, na natureza, em cavidades, chegando a utilizar frequentemente, ninhos abandonados de joão-de-barro, assim como crânios de gado dispostos para tal em estacas. Há referências a ninhos colocados no telhado das casas. São muito agressivos na defesa do ninho, chegando a atacar aves maiores que dele se aproximem.

Fonte: Trek Nature


Nenhum comentário:

Postar um comentário