sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cranbarry

Olá pessoal! Como vão todos?
Eu tenho corrido muito agora depois do início das aulas, mas tirei um tempinho para dividir com vcs mais uma maravilha da natureza que eu já conhecia por nome e sabia que era uma frutinha cultivada nos Estados Unidos, mas  hoje a Record pôs no ar uma reportagem sobre dietas e dentre tantos alimentos falaram tb sobre ela e eu resolvi pesquisar mais um pouco e vejam o que encontrei no site Norte-americano chamado USCranbarry:

Como ela é por dentro.
Ainda não provei, mas acredito que seja muito saborosa tb! Aqui no Brasil podemos encontra-la  em sucos concentrados e tb secas ou desidratadas, em natura a ANVISA ainda não permite sua entrada no país, por se tratar de uma fruta muito sensível e não chega aqui em boas condições de  consumo.


Fiz um pequeno resumo do que está publicado na página abaixo mencionada. Caso vc queira ler a matéria original siga o link que está em inglês. 
Fonte: Uscranbarry

Cranbarries são amigas do coração! É isso mesmo! Vários estudos estão sendo feitos à esse respeito e já foi comprovado.
Isso porque ela não contém gordura nem colesterol e pouquíssimo sódio. É uma boa fonte de fibra dietética e todos os produtos desta frutinha possuem uma grande quantidade de flavonóides e polifenóis, o que lhe dá um grande potencial  benéfico para saúde.
Estudos realizados em cultura de células:
Estudos realizados por Chu and colleagues mostraram que o extrato de cranbarry, melhora a absorção do LDL pelas células, isso significa que quanto melhor o LDL for absorvido por nossas células, menos existirá em nossa corrente sanguínea. Os pesquisadores ainda não sabem se isso tb acontece quando consumimos os produtos feitos pela fruta.
Muitos estudos tb mostram que cranbarry inibi a oxidação do LDL, o que é muito bom já que o  LDL oxidado tem maior tendência a grudar nas paredes das artérias.
Comer ou no nosso caso, beber o suco dessa frutinha junto com uma dieta saudável, rica em frutas, legumes, grãos e verduras, tubérculos, ajuda a manter os níveis de colesterol.
Cranbarry tb ajuda no controle da pressão arterial, por ser rica em potássio e possuir pouquíssimo sódio em sua composição.

*Tb  é importante frisar que ela  desintoxica o organismo e faz muito bem aos rins!

Como dito no programa que assisti:
Ela não permite que as bactérias que provocam a cistite se alojem nas paredes da bexiga, por isso é muito boa para que tem tal problema.
Mas como dito neste site: cranberry-juice-detox tome cuidado, pois em excesso pode soltar seu intestino.

Estas frutinhas são cultivadas em áreas pantanosas e frias como no Canadá: Quebek, Ontaro, dentre outras e nos Estados Unidos em Massachusetts, Nova Jersey, Wisconsin, oregon e Washington. Elas estão prontas para colher em outubro e seu cultivo é bem curioso, como elas são cultivadas em áreas frias, quando está para congelar os fazendeiros são avisados por um alarme e salpicam água, como uma neblina sobre elas que congela, formando uma capa protetora sobre os frutos  o que fornece calor para as frutinhas.


Beijocas à todos vcs! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário