sábado, 17 de novembro de 2012

Candidíase, conheça e previna-se

Como esse probleminha faz parte da minha vida desde criança, resolvi contra atacar com informação! essa é para vcs mulheres!

Trancrição fiel como no site: M de Mulher. Muito importante saber a esse respeito!

Como aparece

A infecção é causada por um fungo (na maioria das vezes, a Candida albicans) e deixa a área afetada inflamada. Apesar de geralmente atingir a região genital feminina, não é transmitida exclusivamente por relações sexuais, mas por qualquer tipo de contato. "Ela nem é considerada uma DST. O fungo é oportunista e o desenvolvimento depende das condições de defesa do hospedeiro. Ele pode inclusive habitar o trato digestivo, principalmente o intestino, e contaminar a área genital, que tem calor e umidade e é o ambiente ideal para que o fungo se prolifere quando a imunidade está baixa", afirma o ginecologista Edílson Ogeda, do Hospital Samaritano de São Paulo. A boca também é um dos locais onde a doença se manifesta. "É o sapinho que surge nos bebês", afirma Ogeda.

Além da coceira, ardor e secreção

O sintoma mais comum da doença é a coceira, mas é importante ficar atenta também para o ardor vulvovaginal e o inchaço da região. "Há ainda um corrimento esbranquiçado, grumoso e inodoro, com aspecto de leite talhado", diz o ginecologista especializado em reprodução humana Marcello Valle, da Clínica Origen, no Rio de Janeiro. Outra consequência bem chatinha é a dor durante as relações sexuais e ao urinar. Para passar bem longe da candidíase, a principal dica dos ginecologistas é usar somente roupas íntimas de algodão. Isso porque outros tecidos podem manter a região vaginal úmida e quente, facilitando o desenvolvimento dos fungos. Por isso, também é recomendado dormir sem calcinha, não usar absorvente íntimo diário e evitar roupas muito justas. Durante o banho, lave a região apenas com sabonete de pH neutro. "É importante ainda identificar fatores predisponentes, como pílulas com grande concentração de estrogênio e diabetes descompensado", completa Valle.


Diagnóstico correto

A boa notícia é que, na grande maioria das vezes, a candidíase não traz consequências mais sérias. Mas, além do incômodo e do fato de ela poder facilitar infecções por outros agentes, é importante procurar seu médico o mais rápido possível por outro motivo. Apesar de assintomática na maioria dos casos, outra doença, chamada clamídia, também pode ter sintomas como coceira e corrimento. Uma das DSTs mais comuns, a clamídia é causada por uma bactéria e pode até levar à infertilidade se não tratada.

Tratamento sem mistérios

Se a candidíase é incômoda, eliminá-la não tem nada de complicado. Ainda bem! "O tratamento é bem tranquilo e fácil de ser realizado", diz Ogeda. "Na maioria dos casos, usa-se um creme vaginal e um comprimido via oral para o casal, quando se tem vida sexual ativa." Afinal, se você foi contaminada, provavelmente seu parceiro também foi.


Gente amei esta reportagem! Fidelíssima ao que já passei sempre que a danadinha ataca! Só não sabia nada sobre a clamídia, que não tem nada haver, mas possui complicações. Importante aviso!

Dicas minhas:
Se perceber que fez muito calor e sua calcinha ficou molhada de suor, troque-a! Carregue uma limpinha na bolsa! Vale a pena! Use mais saias ou calças bem larguinhas, esqueça o jeans em tempos de calor! E higienize-se  bem, eu estou usando sabonete de glicerina líquido neutro (perfume só atrapalha!) da marca granado. Sentiu mesmo assim mesmo os primeiros sintomas, corra ao médico! Pois só piora, sem remédio não cura! Não use papel higiênico perfumado! Nunca deixe o papel higiênico sujo tocar na parte da frente! Essa bactéria muitas vezes vem do intestino!!!
Então vamos vigiar!!!!
Sabonete que uso:
Coloquei a foto para que não fique dúvidas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário