Um estilo de artesanato rústico alemão, cujas origens remontam ao século XVII.
Criada na Alemanha, pelos agricultores que pretendiam dar cor e vida aos seus móveis velhos, esta técnica imitava o mobiliário dos senhores feudais.
No Brasil, ela chegou através dos imigrantes, que encontraram nela, uma forma alegre e de baixo custo para decorar suas casas, em oposição à marchetaria utilizada pela nobreza.
Na pintura Bauernmalerei, que retrata, em sua essência, flores (rosas, tulipas, miosótis, flores-do-campo, margaridas e peônias), além de animais e arabescos, há certas características a serem respeitadas e rituais e técnicas a serem seguidos.
O autêntico Bauernmalerei é caracterizado especialmente pelas pinceladas livres e espessas, pinceladas estas, que devem ser únicas. Não se deve refazer um traço.
A mescla de tons deve ser feita no próprio pincel, que é carregado com todas as cores necessárias para a pincelada desejada.
As cores verde, azul, ocre, bordô, marrom e branco são predominantemente utilizadas e também caracterizam este estilo.
Pode-se aplicar a pintura em diferentes superfícies, sejam móveis ou outros objetos. Materiais destinados à reciclagem, conferindo a estes um novo significado.
Divulgando
Fonte e fotos: Maria reciclona