Resolvi publicar aqui sobre esta cobra, que confesso não conhecia, para ajudar a divulgar sobre sua existencia, já que esse é amiga do homem, sendo predadora da maioria das cobras venenosas.
- A muçurana (Cloelia cloelia [1]), mais conhecida como cobra-do-bem ou cobra-preta, é uma serpente ofiófaga, isto é, é uma cobra que devora outras cobras[1].
Etimologia
"Muçurana" origina-se do termo tupi muçu'rana, que significa "semelhante ao muçu"[2].
Vem de origem Africana.
Descrição
Seus hábitos foram descobertos pelo médico e cientista brasileiro Vital Brasil (1865-1950). Pesquisador do ofidismo[1], Vital Brazil apresentou, em uma conferência em 1915, um filme, de 1911, mostrando a luta de uma muçurana contra uma jararaca[3].
Sua dieta é composta de cobras não peçonhentas e cobras peçonhentas como jararacas, cascavéis etc. Ao serem devoradas, essas cobras picam diversas vezes a muçurana, mas o veneno dessas cobras não tem efeito contra ela. Na ausência de suas presas habituais não despreza pequenos mamíferos como roedores. A única cobra que de fato é letal para a muçurana é a cobra-coral.
Referências
- Livro "À sombra do pântano", citado em http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/vitalbrazil.html, Providencial coincidência na história do ofidismo
- FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 167