sábado, 26 de abril de 2014

Você sabe o que é Raspberry? Fruta ou Remédio?

Bem eu pensava que sabia....,mas como a matéria logo abaixo desta, cita um vinagre feito com esta frutinha, resolvi pesquisar mais um pouquinho e vejam o que eu encontrei:

É a nossa framboesa!!!

Eu pensava erroneamente que berry tinha haver com a cor vermelha desses frutos,  pois são vários vermelhos com essa mesma terminologia em inglês: Cranberry, strawberry (morango), boysenberry (amora silvestre), green or red gooseberry, (grosélia), blueberry(mirtilo) e por aí vai... Mas não, o termo refere-se ao tamanho e sabor! 

Do Inglês rasp, que podemos definir como lima grossa e berry que quer dizer baga. Traduzida ao pé da letra fica baga com lima grossa.

Legal! tudo entendido então? Ham...ammmm...

Piorou! Mas a lingua inglesa é assim mesmo, as palavras surgem da junção de outras que explicam ou descrevem o que se está denominando e isso acaba por tornar a lingua mais fácil de ser aprendida, pois com o tempo podemos, por associação, deduzir o significado da palavra, tem dado certo comigo!

O problema aqui é que eu tb não sabia o que era baga e lá fui eu aprender mais um pouquinho...
Em botânica, a baga é o tipo mais comum de fruto carnudo simples, no qual a parede do ovário inteiro amadurece em um pericarpo comestível. 
Em linguagem comum e culinária, o termo "baga" refere-se normalmente a qualquer fruto pequeno e doce. Assim, neste sentido, ao contrário do sentido botânico, um morango ou uma amora serão bagas, e uma banana ou uma laranja, não.
.Wikipédia )

Agora sim, a palavra raspberry começa a fazer todo o sentido!

Vejam a aparência da framboesa:

Linda não? Mas justifica o seu nome: Com seus gominhos que para eles lembra uma lima ou lixa grossa e é pequenininha, doce! 

Quando olhamos essa foto pensamos estar vendo uma fruta, mas na verdade estamos vendo um conjunto de 70 a 80 pequenos gomos aglomerados, onde cada gomo constitui um fruto verdadeiro, a framboesa é oca por dentro.


As framboesas podem apresentar cores variadas:
As cores vermelho e amarela serão apresentadas por frutinhas mais adocicadas;

As cores negras e mais escuras, denotarão uma framboesa com um sabor mais marcante. Estas são as mais difíceis de cultivar das três, porque - além de serem plantas muito frágeis - são extremamente susceptíveis a doenças.

Mais Curiosidades sobre a framboesa: 


Ela é muito usada para auxiliar no emagrecimento. É possível extrair-se do fruto fresco uma enzima que é muito usada no tratamento da obesidade! Ajuda a aumentar o metabolismo de nosso organismo. Estudos realizados por japoneses em camundongos no ano de 2004, comprovaram que mesmo com uma dieta rica em gordura eles começaram a emagrecer quando começaram a tomar esta enzima. 

Para nós mulheres é um alimento muito favorável, já que ela tb auxilia no tratamento da celulite, seu gosto é muito agradável , possui pouquíssima caloria, é rica em fibra e possui antioxidantes, ajudando a manter a pele mais firme! Vc tb pode fazer uso de produtos de boa qualidade de uso tópico à base de framboesa, pois ela tb atua muito bem desse modo!

Mas como consegui-las?
Bem, vc pode cultivá-las caso tenha espaço ou adiquiri-las em poupa nas grandes redes de supermercados ou ainda em importadoras.

Aqui no Brasil vc vai encontrar a amarela com maior facilidade, pois esta já está sendo produzida no sul.
A vermelha precisa de clima abaixo de 0º para se reproduzir.
Fonte: Frutas no Brasil

É isso aí pessoal espero que esta informação seja útil e ajude aos que estão precisando perder peso!

Por quanto tempo dura o vinagre?

How Long Does Vinegar Last?


Under the proper conditions, some types of vinegar will never go bad. How long vinegar will last depends on the type and the conditions. Vinegars with indefinite shelf life include white vinegar, apple cider vinegar, balsamic vinegar, raspberry vinegar, rice wine vinegar, and red wine vinegar. The endless life of vinegar is due to the facts that it is an acid and thus self preserving. If vinegar does appear to have gone bad, it is usually due to the added ingredients.
Reference:


Traduzindo...

Sob condições apropriadas, alguns tipos de vinagres nunca estragarão. Quanto tempo o vinagre durará dependerá do seu tipo e condições. Vinagres com vida longa incluem vinagre branco, de cidra de maçã, balsâmico, de framboesa, de vinho de arroz, de vinho vermelho. A vida longa do vinagre é devido ao fato de que ele é um ácido e por isso preserva a si  próprio. Se o vinagre realmente parecer estragado, normalmentese deve ao ingredientes acrescentados.

Referencias:  www.eatbydate.com
Ask

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Oficina do Gif

Gente olha que gif bem feito e lindo! Deve ter dado um trabalho... Mas valeu muito a pena!!! Do Site Oficina do Gif

domingo, 20 de abril de 2014

Feliz páscoa à todos!!!

Huuuuum!!! Que deliiiiiiiiicia!!! 

Ovos de chocolate, até já aprendi a fazê-los, como sei que hoje todos tem o seu em suas casas o meu não poderia faltar tb aqui no blog. 

Feliz Páscoa à todos!!!



Mas páscoa não é só isso não é mesmo pessoal, páscoa é um momento sublime da vida! Ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo santo, sofreu em sua carne toda a punição de nossos pecados, pagou nosso preço e desde então somos dele! Basta reconhecermos isso perante à igreja, que somos nós, basta declarar à todos que só Ele é o caminho a verdade e a vida e que ninguém vai ao Pai que está nos Céu se não for por Ele! 
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6"

Fica aqui o meu recado à todos vcs, a vida é muito melhor com Jesus! Nossos amigos às vezes desaparecem nos momentos mais difíceis, porque simplesmente nem sabem a gravidade da situação... Mas Jesus que está sempre presente, pois como o Pai, Ele tb é onipresente, onipotente e onisciente e já provou o amor que sente por todos nós com seu sofrimento lá na cruz! Nós não sabemos viver sem Ele, é aí que erramos quando tentamos fazer isso! Ele é a nossa luz, vê o mundo espiritual que existe e que nós não podemos ver e nos alerta dos perigos que nos rondam, basta apenas sermos humildes   e  reconhecermos
sua supremacia e abrirmos o coração para Ele, pois Ele está à porta de todos os corações  batendo: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20"

Mais um conselho, não fujam de Apocalipse, esse livro da bíblia é cheio de profecias que ainda não se cumpriram e nos ajuda a entender tudo o que está acontecendo ao nosso redor! 
A palavra apocalipse quer dizer revelação e não fim!

Está em sua maioria em linguagem analógica, não para dificultar o entendimento, mas para ser comparado com o que já conhecemos e podermos entender melhor, caso esse livro tivesse sido escrito de modo explicito, ele não teria chegado até nós, teria sofrido perseguições assim como a própria bíblia já sofreu! 
Leia, mesmo que não entenda no início, ore ao Senhor e Ele, no momento certo de sua vida, lhe revelará o que tudo o que está lá quer dizer, estou aprendendo com aquele livro maravilhoso até hoje! 
Fica a dica, bjs, Lilian


sábado, 12 de abril de 2014

Coríntios 9:16

Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! 1 Coríntios 9:16

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Salmos 104:27-29

Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno.
Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e se enchem de bens.
Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o fôlego, morrem, e voltam para o seu pó.

Salmos 104:27-29

Deus cria, Deus cuida, Deus está no controle de todas as coisas. Devemos aquietar nosso coração e sabrmos que Deus é o Senhor!!!

terça-feira, 8 de abril de 2014

Se você está se sentindo só em meio à tribulação leia isto:

Por que estás ao longe, SENHOR? Por que te escondes nos tempos de angústia? Salmos 10:1

Quando estamos atravessando momentos difíceis é comum Deus se calar e por nossa condição humana nos sentirmos "desamparados", mas pela fé que uma vez nos foi dada eu creio e profetizo a palavra que me foi dada hoje,  depois de uma manhã inteirinha de questionamentos e pedidos ao Senhor. Ele não nos desamparou, está escondido! Mas está ouvindo e vendo tudo e com certeza agirá, será conosco como foi como foi com Josué no tempo de sua entrada na terra que manava leite e mel!
Nada vem fácil e quando eu digo difícil chega às raias do impossível! Só quando Deus agir o mundo e até mesmo nós, porque não dizer, veremos estarrecidos a nossa vitória!!! 
Posto essa águia, para complemento desta palavra, pois é assim que devemos nos portar, com visão de águia, vendo onde ninguém mais vê!!!

terça-feira, 1 de abril de 2014

Você sabia que a baunilha vem de uma orquídea?

Pois é pessoal, eu descobri isso hoje, estudando a melhor receita de bolo para o niver de uma das minhas princesinhas, assista ao vídeo abaixo:
Ele mostra essa espécie chamada de vanila na natureza.



Ficheiro:Vanilla planifolia 1.jpg
Foto de uma orquídea vanila dá para ver que se realmente se trata de uma orquídea
Fico imaginando o cheirinho desta flor! Huuuuuummmm... docinho, dicinho... Nem tanto! Como descreve o texto abaixo!

Vanilla é um gênero de plantas trepadeiras pertencentes à família das Orquidáceas. É encontrada em zonas tropicais e congrega cerca de 109 espécies. A partir dos frutos de algumas espécies obtém-se a especiaria comercialmente conhecida como baunilha

Ficheiro:Vanilla 6beans.JPG
A baunílha é extraída da vagem seca da Vanila
Baunilha (do castelhano vainilla,1 pequena vagem) é uma especiaria usada como aromatizante, obtida de orquídeas do género Vanilla, nativas do México. Originalmente cultivada pelos povos mesoamericanos pré-colombianos, parece ter sido levada para a Europa juntamente com o chocolate na década de 1520, pelo conquistador espanhol Hernán Cortés.2
Tentativas de cultivo da planta da baunilha fora do México e América Central, mostraram-se infrutíferas devido à relação simbiótica entre a trepadeiratlilxochitl3 e a espécie local de Melipona; apenas em 1837 o botânico belga Charles Morren descobriu esta relação e desenvolveu um método para polinizar artificialmente a planta, o qual se revelou economicamente inviável, não tendo sido aplicado comercialmente.4 Em 1841, um escravo ao serviço de franceses com 12 anos de idade, de nome Edmond Albius, que vivia na ilha Bourbon, descobriu que a planta podia ser polinizada a mão, o que viria a permitir o cultivo global da planta.5
Hoje em dia, existem três cultivares principais de baunilha de produção global, todos obtidos de uma espécie encontrada na Mesoamérica.6 As várias subespécies são Vanilla planifolia (sin. V. fragrans), cultivada em MadagáscarReunião e outras áreas tropicais do Oceano ÍndicoV. tahitensis, cultivada no Pacífico Sul; e V. pompona, encontrada nas Índias OcidentaisAmérica Central e do Sul7 A maior parte da baunilha produzida no mundo é da variedadeV. planifolia, conhecida como baunilha "Madagáscar-Bourbon", produzida numa pequena região de Madagáscar e na Indonésia.8 9
A baunilha é a segunda especiaria mais cara, a seguir ao açafrão,10 11 devido à mão-de-obra necessária na produção das vagens.11 Apesar do custo, é muito apreciada pelo seu flavor, que o autor Frederic Rosengarten, Jr. descreveu em The Book of Spices como "puro, apimentado, e delicado" e pelo seu aroma floral complexo descrito com um "bouquet peculiar".12 É usada em bolos e sobremesasperfumes, e na aromaterapia.
Transcrito do site Wikipédia

Olha o que o blog Sabor e Saúde publicou tb sobre a baunilha e olha que desta vez achei a informação por acaso!

A baunilha é retirada de um tipo de orquídea, uma orguídea que produz uma fruta que depois de seca pode ser usada como especiaria. A fruta da orquídea seca e produz uma fava, cheia de semetinhas. A fava e suas sementes concentram intenso aroma da flor e podem ser consumidos sem restrição, adicionando sabor poderoso aos alimentos, perfumes, cremes, óleos e tudo mais. A baunilha é curada, com fermentação natural e depois moída sem adição de alcool ou de coisa alguma. É baunilha pura. A baunilha em pó é produzida a partir da moagem das favas inteiras de baunilha. O resultado é um pó bem fino e extremamente aromático. 
Esta baunilha é oriunda de Madagascar e foi batizada por franceses há séculos como "Baunilha Bourbon" e assim é conhecida no mundo todo. 

Não dá para comparar o aroma da baunilha pura com o aroma de uma essência artificial. É como comparar um morango com a essência artificial de morango, imagina um morango de verdade e uma gelatina de morango artificial? Aquela coisa rosa pintada com sabor de bala? É a diferença entre o sabor real e o sabor artificial daquelas essências horrorosas. 


Uma coisa sensacional é que a baunilha é naturalmente doce e ajuda na hora de evitar o uso de açúcar, por exemplo, no café com leite, no chocolate quente, no iogurte natural e ou no creme de leite na hora de bater chantilly. Ao invés de açúcar, adicione um tantinho de baunilha.

Como e onde usar?

1. Açúcar de baunilha:

Antes de sair usando em doces, prepare um açúcar baunilhado. Coloque meio quilo de açúcar de confeiteiro num vidro limpo, adicione duas colheres de chá de baunilha em pó, feche o vidro bem fechado e sacuda bastante para misturar. Deixe o vidro descansar por pelo menos um mês de depois use o açúcar de confeiteiro temperado para adicionar sabor as mais diversas receitas adicionando uma ou duas colheres de sopa de açúcar de baunilha no lugar da essência artificial.

Você pode adicionar a baunilha em pó ao açúcar cristal, açúcar comum ou qualquer outros tipo de açúcar. Quem sou eu para decidir. Eu coloco baunilha não no açúcar de confeiteiro, mas no açúcar de cana amarelo, orgânico, não refinado que eu uso nas receitas doces aqui de casa.

2. Sal de baunilha:

Da mesma forma que baunilha pode ser adicionada ao açúcar, uma colher de chá do pó de baunilha pode ser adicionada a 250g de sal. Use sal puro, marinho, não refinado, sal grosso triturado é melhor ainda pois é mais saudável, e adicione um salzinho de baunilha as suas receitas. 

3. Adicione a receitas diversas: bolos, pudins, geléias, tortas, granolas, musli, cremes, mingaus, vitaminas, leite quente, creme de chantilly, iogurte natural, coalhada etc... 

4. Use de pitadinhas, se for bater um copo de leite e use uma colher de chá se for fazer um pudinzão de 2L. Meia colher de chá é perfeita para bolos e tortas.